Imagem

Imagem

A maçonaria é uma Seita ?


A Maçonaria é uma Seita?
Uma seita e segundo a definição na respectiva página da Wikipédia é: conceito originariamente sociológico e é utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante (ou mais de um, quando for o caso), bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social ora nem a Maçonaria diverge de nenhuma ideologia dominante, pois os seus membros são de várias ideologias, nem é herética, pois não faz escolhas contrárias ou diferente de um credo ou sistema religioso que pressuponha um sistema doutrinal organizado, ortodoxo, aliás deixa aos seus membros a liberdade de culto exterior e interna para além de que não promove qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros como até os influênciou nos últimos séculos. Muito antes de haver democracia nas sociedades já na Maçonaria se elegiam nas Lojas os seus Mestres oficiais e as Obediências Maçônicas os seus órgãos de gestão interna.
Para além desta justificação a resposta a esta pergunta deve ser dada de um modo indirecto, ao pedir-se a admissão a qualquer Obediência Maçônica é costume dizer-se ao candidato que procure não sair antes de ter completado os três anos, pois é considerado o tempo mínimo para conhecer o essencial de qualquer Obediência Maçônica, isso é pedido porque existem substânciais diferenças entre a Maçonaria e uma seita, a saber:
Para uma seita entra-se com muita facilidade e é muito difícil de se sair, na maçonaria é precisamente ao contrário;
Na maçonaria e ao contrário do que é usual em seitas, não há Gurus, até se costumama dizer a todos até aos não iniciados, que a maçonaria é o Mestre de cada um de nós;
O único dogma aceite é que se deve sempre obedecer à própria consciência.

A Maçonaria é laica e promove com isso o ateísmo?
A Maçonaria é de facto e na sua esmagadora generalidade (pois poderá haver Obediências Maçônicas que não o promovem) constituída por Obediências Maçônicas laicas, e o termo laico muitas vezes é confundido erroneamente com o termo ateu, existem provavelmente mais maçons crentes do que ateus (estes serão uma minoria) mas os ateus são tal como os agnósticos tolerados e aceites nas Obediências Maçônicas de espirito liberal e adogmático. Uma organização laica é uma organização que promove o Laicismo (citando a Wikipedia), o laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. é referido que esta visão filosofica não deve ser confundida com o ateísmo de Estado porque e bem não o promove, aliás os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado, por isso Constituições de muitos países são promotoras do Laicismo e o Estado nestas declara-se Laico. A maçonaria deste modo ao ser Laica promove deste modo apenas e só uma sociedade mais tolerante e não um ou outro ponto de vista religioso, o que seria o caso se defendesse o ateísmo, pois este é apenas mais um ponto de vista religioso, que não é partilhado por uma grande maioria de maçons.

O que é o segredo maçónico?
O segredo é o de todo o iniciado, ou seja, um segredo de experimentação própria nas várias iniciações a que é submetido e na aprendizagem do prosseguimento do seu caminho que é pessoal e intransmissível, esse é o verdadeiro segredo Maçónico, o resto são interpretações febris ou mais ou menos mistificadas dos detractores da maçonaria no seu conjunto.

Porque são reservadas as suas reuniões?
Responde-se a esta questão como outra: Porque é que nós não podemos assistir ás reuniões gerais de todas associações e já agora porque não damos as nossas opiniões nestas? É simples a resposta: É porque se não somos seus associados não temos esse direito. Esta resposta é valida para a maçonaria, as Obediências Maçônicas são associações legalizadas nos paises onde actuam.

A maçonaria é satanica, os seus membros são satanicos e promovem o satanismo?
Grandes seres humanos foram e são Maçons, bem como péssimos seres humanos também foram e serão, maçons como Augusto Pinochet ou o Marechal Carmona em oposição a Salvador Allende e Norton de Matos, as duas faces da mesma moeda, nesta encontramos para além destes, traidores e mitómanos da maçonaria tais como Leon Taxíl que promoveu reconhecidas falsidades acerca da maçonaria e é com mitómanos como este a que se deve a origem à ligação dita "cientifica” da maçonaria ao culto do satanismo em oposição à fase de ligação dita de "crença malévola" ou anti-religiosa que era promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana ou outras Igrejas Cristãs Orientais ou Protestantes como a Calvinista.
Desde a primeira tomada de posição oficial da Igreja Católica sobre a maçonaria que data de 1738, com o Papa Clemente XII, até à segunda metade do século XIX a Cúria Romana escreveu cerca de 400 documentos sobre este tema.
As notícias dessas condenações papais espalharam-se rapidamente por todo o mundo ocidental cristão, e os eclesiásticos do primeiro grau da escala hierárquica, os vigários e os curas, celeradamente trataram de difamar os maçons e a maçonaria perante os fiéis de suas paróquias, dizendo-os mancomunados com o diabo para destruir a Igreja e o Papado e devido a esses factos, as mentes populares assim insufladas deram asas à sua fantasia e estabeleceu-se uma cultura antimaçónica tão conhecida de todos.
Muitos, ainda hoje, acreditam piamente que os maçons ao serem iniciados entregam a sua alma ao Diabo, assinando com seu próprio sangue um termo de compromisso, bem como outras tolices desse tipo. Essas fantasias são coisas tão ignorantes e ridículas que comprometem por demais o conceito de seriedade das autoridades da Igreja Católica Apostólica Romana ao não se empenharem decididamente em combatê-las, o que o deveriam fazer pois tiveram uma grande responsabilidade na sua promoção.
É preciso não esqueçer o inusitado protagonismo dado pelo Alto Clero Cardinalício Italiano às teorias absolutamente ridículas e comprovadamente falsas espalhadas por Léo Táxil aliás de seu nome, Marie-Joseph Gabriel Antoine Jogand-Pagès e que segundo algumas fontes foi iniciado Maçon, educado por Jesuítas e autor de panfletos, primeiro anti-clericais e mais tarde de panfletos e livros anti-maçónicos e inventor do Palladium como a mais secreta Ordem Maçónica moderna onde relata a fantasiada história da também inexistente Diana Vaughan que segundo este foi a Grande Sacerdotisa desta Ordem e que editou o livro Memórias de uma ex-Palladista, esta faz depois deste apaixonado relato a sua conversão ao Catolicismo Apostólico Romano, o que provocou uma onda de simpatia dentro do Alto Clero Italiano, que até se deram ao trabalho de escrever a apoiarem a pobre senhora, mas quando esta mentira se tornou insustentável, como aconteceu numa célebre conferência realizada na Sociedade Geográfica em Paris, no dia 19 de Abril de 1897, confessou: Na minha confissão ao Padre Jesuíta de Clamart, eu acuso-me a mim próprio de um crime imaginário. Bem, eu admito o meu crime. Eu cometi o infanticídio: o Palladismo, está agora morto, para sempre. O seu pai matou-o agora. Não obstante esses fatos nenhuma nota ou posição oficial foi escrita pela Igreja Católica Apostólica Romana a comentar a mentira que espalhou ou a distanciar-se desta, diferente da antitude anterior que antes tivera um trabalho activo no espalhar destas mentiras e difamações muito graves.
-Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma vez, antes de qualquer coisa, respeite nossa única regra: Sem racismo, machismo, discriminação ou qualquer outro tipo de preconceito ou discurso de ódio.
:) Obrigada pelo comentário, tentarei respondê-lo mais tarde.